Moqueca Paulista

"Nem capixaba, nem baiana... a verdadeira moqueca de raiz brasileira vem do interior de São Paulo, não leva leite de coco ou azeite de dendê e não é feita de peixe. Herança legítima dos moqueados indígenas, as moquecas de Caçapava-SP são envolvidas por folhas de bananeira ou caetês, amarradas nas extremidades por imbiras, um cordãozinho retirado das folhas, e assadas no forno. No vale do paraíba são servidas em reuniões, festas de aniversário, happy hour, etc.
Photo by Rachel A.
Adapted from nabiroskinha.com

PREP TIME

40

minutes

TOTAL TIME

220

minutes

SERVINGS

12

servings

PREP TIME

40

minutes

TOTAL TIME

220

minutes

SERVINGS

12

servings

Adapted from nabiroskinha.com

Ingredients

  • 1

    frango grande cortado pelas juntas

  • Sal e pimenta-do-reino a gosto

  • 2

    dentes de alho amassados

  • 3

    colheres (sopa) de azeite Borges ou gordura de porco

  • 1

    cebola média bem picada

  • 1

    xícara (chá) de cheiro-verde picado

  • 3

    xícaras (chá) de água

  • 1/2

    xícara (chá) de azeitonas verdes picadas

  • 1

    xícara (chá) de farinha mandioca crua

  • Folhas de bananeira ou caetê passadas em água fervente

Directions

Tempere os pedaços de frango com alho, sal e pimenta a gosto. Deixe descansar cerca de 3 horas ou até o dia seguinte. Coloque o óleo ou a gordura numa panela e aqueça com fogo alto. Junte os pedaços de frango e frite até ficarem dourados. Acrescente a cebola, o cheiro-verde e a água, tampe a panela, reduza o fogo e cozinhe até o frango ficar macio. Tire do fogo e deixe esfriar. Descarte a pele e os ossos do frango e corte a carne em pedaços pequenos. Coloque na panela junto com o caldo formado. Leve novamente ao fogo, acrescente a farinha de mandioca aos poucos, como se fosse uma chuva fina, mexendo sempre para não empelotar, até obter um pirão não muito duro. Junte as azeitonas, misture e deixe esfriar. Preaqueça o forno em temperatura alta (220º C). Corte as folhas de bananeira ou caetê em retângulos. Coloque 1 colher (sopa) bem cheia da mistura no centro de cada retângulo e enrole. Amarre as pontas com barbante. Coloque os rolinhos numa assadeira, leve ao forno preaqueçido e asse até as folhas ficarem tostadas. Tire do forno, coloque num prato de servir e leve à mesa. Bom Apetite!!!

Keyingredient.com uses 'cookies' to give you the best, most relevant experience. Using this website means you're ok with this. You can change which cookies are set at any time and find out more about them by following this link.

Please describe your issue: